sábado, 8 de maio de 2010

Ô Meu Pai do Céu


Ô Meu Pai do Céu

Ô meu Pai do céu
Daí força ao seu filho
Carente de carinho
Querendo uma flor
Ou os espinhos
Uma ovelha
Ou um carneirinho
Um amigo
Ou um irmãozinho
Quero a paz interna
Seguida de um bom vinho

Ô meu Pai do céu
Não me deixe parar
De escrever e de cantar
Não me deixe só
Pois preciso de contigo estar
Para meus escritos continuar
E minha fé não se abalar

Ô meu Pai do céu
Abençoe não só eu
Mas todos os teus filhos com seu lindo véu
E livre-os do ego e do egoísmo
Da maldita inveja
E de todas as tragédias

Ô meu Pai do céu
Obrigado, obrigado
Por ter me escutado
Nesta minha oração versada
Que fiz pedindo ajuda a Você
Que me escutou
E me deu seu precioso ombro
Pra eu poder chorar e desabafar
Adoro-te meu mestre
Obrigado, obrigado e obrigado
Por estar sempre ao meu lado.

*
Pedro Pádua.

3 comentários:

  1. Bom, vou tentar ser imparcial neste comentário (sou ateu). Gostei do recurso fonético que utilizou nos seguintes versos "Ô meu Pai do céu/
    Daí força ao seu filho". O "ô" trouxe-me a sensação de longícuo, representando bem a separação entre o humano e o divino; e o "Daí" reforçou esta sensação! O daí lembra distância, e deixa bem claro a existência de mais de um mundo, lugar ou lado. Ou seja: o reconhecimento do eu-lírico de que está separado do divino, no caso Deus.

    Porém, vi uma contradição: "Ô meu Pai do céu/ Obrigado, obrigado/ Por ter me escutado/ Nesta minha oração versada". A contradição está exatamento no "Ô" - como disse, traz a sensação de distância, de distância que demora tempo (considera-o aqui com aparência concreta); e no mesmo momento agradece por ter sido escutado! Eu sugiriria a substituição por "Oh", que traria a nuancia do extase e da aproximação entere o eu-lírico e o divino.

    Gustavo Melo.

    ResponderExcluir
  2. Já ia esquecendo: esta foto era um marca texto famoso na FAFICH no anos 80. É uma raridade quem tem um original desta época. E eu tenho, e assim que puder vou passá-lo para ti.

    Gustavo Melo.

    ResponderExcluir
  3. meo vc escreve poema super bem ameiii muito



    Gaby

    ResponderExcluir