segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Entrevista com a escritora Tammy Luciano


E ai Galerinha, Tudo bem??? Mais uma vez venho com uma novidade pra vocês, uma entrevista com a escritora, atriz, jornalista, e minha grande amiga Tammy Luciano, que lançou o livro "Sou Toda Errada”.

Blog -
Como foi sua iniciação no universo das letras?

Tammy - Eu me lembro pouco da vida sem escrever. Quando penso em mim como alguém existindo no mundo, já estava com cadernos e canetas ao redor de mim. Oficialmente, comecei com 14 anos, já pensando que gostaria de criar personagens e escrever falas para eles. Eu também tinha uma enorme paixão por agendas e sempre fui de escrever meus segredos em papel. Nunca imaginei ter livros em livraria, muito menos que um dia eu teria leitores. A realidade realmente me surpreendeu e hoje vendo meu terceiro livro acontecer de maneira tão intensa, me sinto em estado de graça... Comemorando! Ontem, fui em uma livraria, perguntei se tinha Sou Toda Errada e o rapaz disse: “A gente ainda não tem, mas já fizemos o pedido”. Há seis meses, quando eu perguntava pelo meu livro, os livreiros faziam cara de “Sou Toda o quê?”. Esse retorno positivo só está acontecendo graças ao carinho dos leitores. Tem livro meu no destaque de algumas livrarias e isso sempre será uma explosão maravilhosa na minha vida.

Todos nós sabemos que todo escritor em começo de carreira tem muita dificuldade em lançar o primeiro livro. Com você também foi assim?


Eu demorei muito tempo para que acreditassem em mim, batalhei muito em teatro, vivi momentos difíceis para conseguir oportunidades, mas curiosamente lançar meu primeiro livro foi fácil, ao contrário do que dizem. Eu mandei a biografia Fernanda Vogel na Passarela da Vida para várias editoras, na cara e na coragem. Uma semana depois, o editor Jorge Viveiros de Castro ligou dizendo que queria lançar meu original. Imagina uma semana depois receber uma resposta positiva? Acho que bati record! Eu achei que era brincadeira de algum amigo e quase tive um treco quando vi que era verdade e meu livro sairia depois de um ano e meio trabalhando nele. Tenho amigos que demoram anos para conseguir publicar seu primeiro livro. É o tipo de situação que não tem regra, com cada pessoa acontece de maneira bem original. Acho que tenho sorte como escritora, mais do que como atriz e estou dando chance para viver essa história de amor com os livros.

Nos dias atuais, são poucos os jovens que trocam o computador por um bom livro. O que você acha que esta acontecendo com essa nova geração?

Olha não sei se concordo integralmente com isso. Sei que muitos jovens amam computadores, eu mesma sou apaixonada pela internet, pela chance de comunicação intensa, mas tem muito jovem lendo sim e eu percebo que nós autores estamos cada dia sendo mais comentados na internet. Fico triste da imprensa ainda não ter se dado conta que escritor também é artista, criamos... Semana passada, fui no Prêmio Sesc de Fomento à Cultura. Um fotógrafo tirou minha foto, elogiou meus livros, fiquei muito feliz, mas nem sempre é assim. Já vi repórter sair correndo atrás de uma moça que posou pelada e teve apenas esse único trabalho na carreira. E eu ali, cheia de coisa pra dizer, uns 25 textos de teatro escrito, 12 anos com meu grupo de Teatro no Retiro dos Artistas, três livros publicados, muitas peças de teatro como atriz... Minha carreira só começou a acontecer quando eu parei de pensar nessas questões e passei a me dedicar ainda mais em fazer o meu trabalho, da melhor maneira que posso, sem esperar sucesso ou que a mídia me tratasse como uma artista.

Atualmente você lançou o livro “Sou Toda Errada”. Como surgiu a ideia de escrevê-lo? De onde veio sua inspiração para o processo de composição do livro?

Um amigo comentou sobre uma ex-namorada maluca, a menina fez coisas absurdas pra tê-lo de volta. Eu sempre quis escrever um livro em que a protagonista seria uma vilã e encontrei a minha personagem naquela conversa. Depois, sondei alguns amigos sobre términos de namoros e ex-namoradas. Muita garota termina o namoro e segue a vida, mas alguns amigos também tiveram alguma ex que não aceitou o namoro e ficou meio pirada. Resolvi que o livro seria uma espécie de diário, com os desabafos sinceros da Mila, sem muito enfeite e exatamente como ela pensava. Eu não teria compromisso em ser cuidadosa com os outros personagens, existe uma certa superficialidade no retratar dos acontecimentos que usei para pesar os sentimentos dela. O onde aconteceu é menos importante do que a versão da Mila. Algumas pessoas acharam o ex-namorado um pouco errado, mas eu não deixei ele explicar o que aconteceu e o livro é o desabafo da minha amada vilã.

O seu atual livro esta sendo um sucesso entre os jovens do Brasil. Como você se sente com esse carinho do publico jovem?

Eu não esperava. Realmente não esperava. Lembro do dia em que fui registrar o livro e respirei fundo, colocando fé na minha ideia e torcendo para que, mesmo que detestassem a Mila, os leitores gostassem ainda mais de mim. Acho que isso aconteceu. Eu me sinto atualmente interpretando uma vilã de novela das oito. Porque as leitoras reclamam muito da Mila, dizem que ela precisa mudar, como se ela fosse alguém do mundo real e ao mesmo tempo me enchem de carinho, apoio, torcem e ficam felizes quando respondo as mensagens. Eu tento corresponder
tudo isso. Se alguém me escreveu e eu não respondi é porque não recebi o recado ou algo aconteceu. A correria é grande, mas faço questão de retribuir cada recadinho.

Você tem algum plano de escrever outro livro voltado ao publico jovem?

O público jovem é com quem sei me comunicar. Eu já fui colunista do JB Online, na coluna jovem Vivendo a Vida, minhas crônicas (Tammy escreveu mais de 5 mil crônicas) foram todas dedicadas para esse público. E eu também faço teatro com os jovens, meus textos de teatro são para eles... Enfim, outro dia um amigo falou que eu precisava escrever um livro sobre uma mulher mais velha, separada, com filhos... E eu ri. As protagonistas que eu adoro têm em torno de vinte anos, estão na faculdade e vivendo o primeiro grande amor. Eu adoro falar desse amor que muda tudo para sempre e para melhor. Sobre livros novos, eu tenho três livros ainda inéditos, que ainda quero revisar, e acabei um livro que deve ser lançado antes do meio do ano que vem. A protagonista, ao contrário da Mila de Sou Toda Errada, é super do bem, mas está com a vida revirada... O livro está pronto e espero que meus leitores gostem tanto quanto estão curtindo Sou Toda Errada.

Sabemos que você também escreve poesias, e até lançou o livro “Novela de Poemas”. Você pretende continuar a escrevê-las e futuramente lançar outro livro poético?

Novela de Poemas foi uma loucura boa. Eu resolvi publicar aqueles poemas íntimos sem ainda ter noção da eternidade de um livro. Continuo escrevendo poesias, elas são muito de mim, mas não penso em lançar outro livro de poemas. Por enquanto acho que não. Assim como não penso em uma continuação para Sou Toda Errada. Amo meu livro mas contei tudo que eu queria. Esse mês, enquanto estava no avião, escrevi o capítulo de mais um livro. Ainda estou pensando sobre a personagem, tentando descobrir o que ela quer que eu conte da sua vida.

Como você se vê profissionalmente daqui a dez anos?


Escrevendo livros, atuando, porque não quero deixar de ser atriz e tendo conquistado a minha família, com um marido, filho e muita felicidade no meu lar. Demorei muito para me encontrar profissionalmente, mas hoje tenho bastante segurança no que eu quero e no planejamento da minha carreira. A rotina de escrever não é fácil, mas eu amo demais contar histórias e apresentar personagens para os leitores.

Como escritora, você gosta de ler? Quais seus livros e autores favoritos?


Eu gosto de biografias, livros femininos, adoro histórias com protagonistas mulheres, assim como adoro cantoras mulheres como Marisa Monte, Vanessa da Mata... Eu tenho tantos livros preferidos, sempre fujo dessa resposta porque admiro tantos autores. Na Feira de Porto Alegre uma das emoções foi pegar o guia da Feira e descobrir que eu iria autografar no mesmo dia do Luis Fernando Veríssimo e do Zuenir Ventura.

Pra finalizar, qual a mensagem que você deixa para os “escritores de primeira viagem” que assim como você querem ter seus trabalhos publicados?

Escrevam bastante, deixando de lado as pessoas que não acreditam que você pode virar escritor. Eu costumo dizer que dá mais trabalho você viver o que não quer, do que batalhar pela realização do seu sonho. Eu lutei muito, cada não que recebi me fez mais forte e segura do que eu queria para mim. Só mande seu texto para uma editora quando tiver certeza que ele está bem revisado e com o máximo do seu esforço. Não perca a oportunidade de fazer chegar na mão do editor um texto com qualidade. Envie seus textos, guarde as cartas dizendo não, tendo a certeza que o sim vai chegar. E espero que vocês sejam tão felizes como eu, publicando histórias, tendo leitores lindos que torcem por você e te tratam de uma maneira muito especial... Quero agradecer o carinho do Blog comigo! Admiro demais as pessoas que respeitam o livro e propagam suas idéias! Muito sucesso pra vocês! Bjinhos. Tammy

Tammy Luciano é carioca, atriz, jornalista e escritora. Atua e escreve desde a adolescência. Foi colunista do JB on-line e do site Baguete Diário. Fez curso de roteiro em Washington DC, EUA. É autora dos livros Fernanda Vogel na passarela da vida, Novela de Poemas e Sou Toda Errada. Na TV, foi repórter e fez participações em novelas. Costuma dizer que não bebe, não fuma, mas é viciada em uma caneta.



E ai Gostaram da entrevista? Querem conhecer mais sobre a autora??? O que acham de visitar o site dela? Lá vocês encontraram coisas incríveis, e ainda terão a oportunidade de adquirir os livros dela.

http://www.tammyluciano.com.br/


Abração pra todos os leitores e obrigado pelas mais de 5000 visitas contabilizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário